top of page
Foto do escritorCREIO Guarulhos

Cobertura do Congresso CREIO Guarulhos - Somos Um (Sábado)

O Congresso do CREIO Guarulhos de 2024 aconteceu nos dias 20 e 21 de abril. O tema "CREIO - Somos Um" foi a base para o coração do evento em que centenas de adolescentes da AD Belém em Guarulhos estiveram presentes.


Congresso CREIO Guarulhos 2024 - Somos Um, AD Belém
Congresso CREIO Guarulhos 2024 - Somos Um

Neste post, você pode conferir um resumo da pregação do sábado (20/04/2024), ministrada pelo Pr. Marcelo Ferreira e escrito pela Chefe de Jornalismo do C2T, Lorena Pontirolli, além das fotos registradas pelo gerente de mídias da Regional B, Matheus Galvão.


Mensagem - CREIO Somos Um


"Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim."

- João 17:20-23


Em sua oração sacerdotal, Jesus expressa um desejo que está em Seu coração desde antes da fundação do mundo: a unidade da Igreja.


No primeiro capítulo do Gênesis, vemos que o propósito de Deus para a humanidade sempre foi a unidade. Porém, quando o homem pecou, ele se separou de Deus e esse propósito eterno foi quebrado. A punição pelo pecado era que a terra seria amaldiçoada e que a raça humana seria imortal, demonstrando que a unidade atemporal que o homem teria com Deus foi corrompida pela morte. Entretanto, o plano da salvação já ardia no coração do Criador, e como símbolo disso, Ele faz vestes que cubram o pecado de Adão e de Eva.


Depois de se afastar de Deus, a humanidade começou a separar-se entre si. Por não estar mais unido com o Criador, para Caim não fazia mais sentido viver em unidade com Deus ou com o homem. E então, Caim matou seu irmão Abel. Nesse mesmo sentido, em Gênesis 4 vemos como a humanidade havia se estabelecido em relações de poder, em que os homens subjugavam uns aos outros.


No capítulo 17 do Evangelho de João (versículo 20), Jesus não ora por outra coisa senão pela unidade que o pecado um dia destruiu

essa unidade pedida por Jesus vai além da comunhão, mas chega à unidade de essências. Em outras palavras, Cristo pede ao Pai que a unidade da Igreja se assemelhe a unidade perfeita da Trindade.


O que Jesus roga em Sua oração é que, assim como em um Deus Trino mas Uno, a unidade da Igreja não possa ser explicada racionalmente, mas apenas por uma natureza espiritual. Uma unidade que vá além do amor ao próximo, mas que chegue a um único sentimento comum a todos os participantes dela: o sentimento da presença de Deus. Enquanto Jesus orava, Ele olhava para nós, para a igreja atual, e pedia que a nossa geração se unisse a todas as gerações de crentes que já estiveram nessa terra.


Essa união não acontece por mérito humano, mas unicamente pela ação divina. Em sua intercessão, Cristo fala “Eu sei a eles a glória” (João 17:22), mostrando que já nos foi dado tudo aquilo que precisamos para viver em unidade. Todas as coisas já estão ao nosso dispor, cabe a nós reconhecermos a glória de Deus em nosso meio e buscar uma unidade que vá além do companheirismo, mas que nos leve ao um único sentimento, o sentimento que havia em Jesus Cristo.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page