O terceiro culto da Escola Bíblica da Juventude 2024 - Uma Juventude Fortalecida pela Palavra de Deus aconteceu na congregação do Jardim Jovaia, no dia 02/07/2024. O preletor da noite foi o Pr. Joás Pinheiro, e os grupos do CREIO e Umadeb participaram do culto.
Uma Juventude Fortalecida pela Palavra de Deus
"Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." 1 João 2:14
No segundo capítulo de sua primeira carta, João nos adverte a respeito dos falsos mestres que disseminam mentiras no meio da igreja. Por isso, o apóstolo exorta os leitores a permanecerem firmes na verdade, que é Cristo. Mas o que nos mantém ancorados em Jesus? Como continuar nesse caminho independentemente do que nos é proposto pelo mundo? A resposta é simples: a Palavra.
Em Hebreus 4:12 aprendemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela tem vida em si mesma e é somente através do poder da Palavra que somos mudados e vivificados. Quando o dia mau chega, é por meio dela que continuamos firmes na verdade, e, por isso, o inimigo deseja que o povo de Deus não conheça e não pratique a Palavra. Ela deve ser o centro da nossa vida.
O mesmo trecho da carta aos hebreu também nos ensina que a Palavra é capaz de discernir vontades, desejos, pensamentos e atitudes. Ela revela os segredos do coração e traz à luz aquilo que está nas trevas. A Palavra nos desperta para a mudança, e a partir disso damos espaço para o Espírito Santo nos moldar.
Em 1 João 2:14, é dito que os jovens são fortes e já venceram o maligno. Mas será que isso tem habitado em nossos corações como verdade absoluta? A força descrita pelo apóstolo não é consequência de um porte físico robusto, mas sim da permanência na Palavra. Só teremos a mesma convicção que João tinha se observarmos, guardarmos e aplicarmos os mandamentos de Deus.
A Palavra nos fortalece contra a natureza carnal. Diante dela, a concupiscência dos olhos e da carne, o anseio pelo mal e os desejos incontroláveis morrem. Nosso coração não tem mais como prioridade obedecer ao que a carne pede, mas o nosso estilo de vida passa a ser para adorar a Deus. Se nos apegarmos à Palavra, os desejos malignos não encontrão espaço em nossas mentes. Uma vida permeada por impurezas é uma vida fora da Palavra.
Pela Palavra somos fortalecidos contra a tentação. Em 1 Pedro 2:11, entendemos que as tentações combatem contra nossa alma, nos influenciando à libertinagem, à indecência e aos excessos. O amor à Palavra nos torna mais resistentes a tudo isso. Ter os mandamentos de Deus como guia moral nos levam a odiar cada vez mais as ofertas do mundo e nos afastarmos delas. Por meio da Palavra entendemos que não pertencemos ao sistema regido por Satanás e que somos livres para dedicarmos nossa vida a Jesus.
Através da Palavra não nos conformamos com o mundo. Deus nos chama para sermos diferentes do sistema caído e não amá-lo. Encontramos coragem para negarmos tudo o que o mundo propõe quando estamos firmados no que Deus diz. A firmeza Palavra nos ajuda a discernir as filosofias heréticas do mundo e guardarmos nosso coração.
Por meio da Palavra vencemos o sistema, o pecado, a tentação, e o inimigo nao tem poder sobre nossa vida.
"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." Salmos 119:9
Confira a entrevista do CREIO Alerta com o Pastor Joás Pinheiro:
Comments