top of page
Foto do escritorCREIO Guarulhos

Resumo da Mensagem e Cobertura do Culto (04/07/2023) - A Natureza Humana e a Santificação

O terceiro culto da Escola Bíblica da Juventude 2023 - A Natureza Humana e a Santificação aconteceu na Regional C, no dia 04/07/2023. O preletor da noite foi o Pr. Elton Jackson, e os grupos do CREIO e Umadeb participaram do culto.


Escola Bíblica da Juventude - Mensagem
Foto por Juliana Costa.

“O Senhor conhece as pessoas que são dele.” E também: “Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.” 2 Timóteo 2:19b

Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo o lembra de que toda pessoa que se diz pertencer ao Senhor deve manter-se longe do pecado (2 Tm 2:19b). Entretanto, a natureza humana deseja estar longe de Deus. Ela se inclina para as coisas que o mundo diz serem boas.


A santificação é o processo de nos separarmos daquilo que é mau, impuro, e vivermos uma vida de devoção a Deus. Como Paulo disse, não fazemos o que desejamos, porém o mal que não queremos fazer, esse fazemos (Rom 7:19). As coisas más que cometemos sem intenção são resultado da natureza humana em nós. A única maneira de levarmos uma vida que agrada a Deus é dominando essa natureza.


Se vivemos saciando os desejos humanos, os vícios e tendências pecaminosas nos escravizam e nos afastam de Deus. Porém, mesmo sob as condições e limitações humanas, podemos ter uma vida cheia da presença do Espírito Santo se dominarmos a natureza humana. A carne dentro de nós deve entender que o espírito tem sede de Deus. Para isso, precisamos viver pelo Espírito, andar pelo Espírito e crucificar a carne com suas paixões e desejos.


Em sua carta aos gálatas, Paulo aconselha-os a viverem pelo Espírito e de modo algum satisfazerem os desejos da carne (Gl 5:16). O espírito e a natureza humana estão conflitando constantemente, e nessa batalha está mais forte aquele que alimentamos mais. Temos alimentado bem o nosso espírito? Temos lido a Palavra o suficiente? Jejuado o suficiente? Orado o suficiente? Os lugares que frequentamos, conversas que participamos, nossas amizades têm alimentado o espírito ou a carne? Vivendo pelo Espírito, as ofertas do mundo não irão nos seduzir. Daniel se manteve santo em meio à tentação porque ele se propôs a não se contaminar de forma alguma. Isso não partiu de seus pais, seu pastor ou seu líder, mas dele mesmo. Quem vive pelo Espírito entende a responsabilidade que tem com a sua santidade.


Paulo também ora para que os gálatas andem pelo Espírito (Gl 5:25). Com essas palavras entendemos que precisamos andar pela vontade do Pai e ser representantes de Jesus em qualquer ocasião. Só assim poderemos andar no lamaçal do pecado e não sujar nossas vestes, que foram limpas uma vez por todas pelo sangue de Cristo.


Por fim, Paulo ensina aos irmãos na igreja da Galácia que aqueles que pertencem a Jesus crucificaram a carne, junto com suas paixões e desejos (Gl 5:24). Isso implica renúncia, sacrifício, mas é uma prova de amor. Por vezes precisamos abrir mão de várias coisas, até mesmo amizades e namoros. Nossos relacionamentos têm nos afastado de Deus ou nos incentivado a continuar buscando Sua face? Deus tem o melhor para nós. Temos que procurar em primeiro lugar o reino dEle, e Ele proverá todas as coisas de que precisamos.


Texto por Lorena Pontirolli.

 

Confira abaixo algumas imagens do culto (por Juliana Costa).




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page