top of page

A Bíblia em 1 Ano

Público·112 membros

"Em verdade lhes digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça." - Mateus 24:34 | NAA

A quê Jesus se referia nessa passagem, já que muitíssimas gerações se passaram? A passagem como um todo dá a entender que os apóstolos ainda estariam vivos quando Jesus voltasse.

Ele estava dizendo que eles veriam os sinais? Quando Ele disse "não passará essa geração" ele se referia a extinção da raça humana, talvez?

20 visualizações

Paz do Senhor, Ana!


Ótima pergunta. Vamos procurar auxiliar no entendimento dessa passagem.


A pregação de Cristo foi, em sua maior parte, prática; porém, neste capítulo, temos um discurso profético, uma predição de coisas futuras. Ainda assim, trata-se de uma profecia com tendência prática, cujo objetivo não era satisfazer a curiosidade dos discípulos, mas orientar suas consciências e seu modo de viver; por isso, ela é concluída com uma aplicação prática.


Encontramos no discurso de Jesus:


1. A profecia de diversos acontecimentos, especialmente relacionados à destruição de Jerusalém e à ruína da nação judaica, eventos que já se aproximavam e que se cumpriram cerca de quarenta anos depois; incluindo os prelúdios, os acontecimentos concomitantes e as consequências dessa destruição. Contudo, o discurso também aponta mais adiante, para a vinda de Cristo no fim dos tempos e para a consumação de todas as coisas, das quais a destruição de Jerusalém foi tipo e figura (Mt 24:4–31).


2. A aplicação prática dessa profecia, destinada a despertar e estimular os discípulos a se prepararem para esses acontecimentos grandes e solenes (Mt 24:32–51).


Dessa forma, a expressão “esta geração” refere-se à geração contemporânea de Jesus, que presenciaria o cumprimento do juízo sobre Jerusalém, ocorrido no ano 70 d.C., quando o templo foi destruído pelos romanos. No entanto, é importante considerar que a profecia de Jesus também possui um caráter futuro, apontando além daquele evento histórico, conforme observado anteriormente.


Fonte consultada: Comentário Bíblico de Matthew Henry, em edição também publicada pela CPAD.

Editado

Não devemos chamar ninguém de pai, mestre ou líder?

Paz do senhor pessoal, fiquei com uma dúvida na passagem de Mateus 23:7-10 (ARC) que diz:


⁷ e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: — Rabi, Rabi.

⁸ Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi,porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

⁹ E a ninguém na terra chameis vosso pai,porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

¹⁰ Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.


Nessa passagem Jesus tá falando a respeito dos escribas e fariseus que não faziam o que ensinavam, e tudo que eles faziam era para serem vistos pelos homens, e o quanto eles amavam os primeiros lugares. Então Jesus fala que não devemos chamar ninguém na terra de pai ou mestre. Isso que ele fala seria no sentido de não substituirmos…

28 visualizações
CREIO Guarulhos
CREIO Guarulhos
há 4 dias

Paz do Senhor, Filipe! Ótima pergunta. As palavras de Deus, no contexto citado são um severa denúncia contra os líderes religiosos e falsos mestres que rejeitavam em parte a Palavra de Deus, substituindo a revelação divina por suas próprias ideias e interpretações.


Jesus descreve o caráter dos falsos mestres e pregadores como os dos ministros que buscam popularidade, importância e atenção das pessoas, que amam honrarias e títulos, e que, com o evangelho distorcido que pregam, impedem as pessoas de entrar no céu.


A Bíblia ordena aos crentes a se acautelarem desses falsos dirigentes religiosos; a considerá-los incrédulos e malditos e não dar apoio ao seu ministério e a não ter comunhão com eles.


Dessa forma, respondendo objetivamente sua pergunta e de forma resumida:


✔️ Podemos chamar alguém de pai, pastor, mestre ou líder - em sentido funcional, respeitoso e bíblico.


❌ Não podemos atribuir a essas pessoas a autoridade, dependência espiritual e honra que pertencem somente a Deus.


❌ Não devemos idolatrar líderes, nem construir uma espiritualidade baseada em homens.


Fonte consultado: Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD


A ressurreição e casamento

Mateus 22:23-32 NVI

[23] Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem não haver ressurreição, aproximaram‑se dele com a seguinte questão: [24] ― Mestre, Moisés disse que, se um homem morrer sem deixar filhos, o irmão desse homem deverá se casar com a viúva e gerar descendência para o seu irmão. [25] Havia entre nós sete irmãos. O primeiro casou‑se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para o seu irmão. [26] A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo. [27] Finalmente, morreu também a mulher. [28] Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete será esposa, visto que todos foram casados com ela? [29] Jesus respondeu: ― Vocês estão errados pelo fato de não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus! [30] Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento, mas são como os anjos no céu. [31]…


35 visualizações
mikael_14
há 5 dias

Muito obrigado me explicou bem e consegui entender, muito obrigado

Tem pessoas do novo testamento vivas até hoje?

Em Mateus 16:28 tem uma passagem que me deixou com dúvida: "Em verdade vos digo que alguns há,dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino." Mateus 16:28 ARC


E a dúvida que fica é: teria pessoas daquela época que ficariam vivas para ver a volta de Jesus, ou ele se referia a pessoas que veriam a ida de Jesus ao céu como é descrito em Atos 1:9?

44 visualizações
CREIO Guarulhos
CREIO Guarulhos
há 6 dias

Paz do Senhor, Apolinário!


Ótima dúvida. Há diversas discussões acerca desse texto, mas sabemos que não se trata de algo literal, como se algumas pessoas daquela época vivessem o tempo que fosse necessário até o arrebatamento.


A expressão “vir o Filho do Homem no seu Reino” provavelmente se refere ao evento de Pentecostes, quando Cristo batizou seus seguidores com o Espírito Santo e com grande poder.

bottom of page