top of page

A Bíblia em 1 Ano

Público·118 membros

Mateus 3.11-12

¹¹ E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

¹² Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.

Achei interessante acerca da colocação deste texto e da explicação no blog, mas acho complicado entender esse texto como purificação somente, visto que, o texto quase inteiro (que não podemos deixar de fora) fala sobre correção, exortação acerca daqueles que estavam presentes (no caso os fariseus e saduceus que se aproximavam). Tanto que em Mateus no final do versículo 7 João diz o seguinte "raça de víboras quem vos ensinou a fugir da ira futura?"

E, no próprio versículo 10 diz: "e também está posto o machado à raiz das árvores: toda a árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo". Não consigo enxergar esse fogo como purificação pois, de acordo com Strong ele faz três definições sobre o fogo nesse contexto: julgamento, destruição e purificação (purós)

Porém, quando vamos para o versículo 11 que é o tema discutido, a palavra mencionada no contexto é diferente, citando a fonte de Strong para fogo (pur), e, quando olhamos em Apocalipse 20:10, vemos que é a mesma palavra no grego sendo citado no "fogo" sobre o diabo ser lançado no lago de fogo e enxofre...

E, voltando para Mateus 3.12 diz: "em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha com fogo que nunca se apagará (ou fogo inextinguível)".

Eu tenho 3 perguntas:

1° nesse versículo 12 não entendi muito bem, pois, fala sobre que separará o trigo da palha. Essa palha se for no caso do texto dizer sobre purificação seriam os pecados ou algo do tipo? E depois diz sobre um fogo que nunca vai se apagar mostrando um juízo eterno ou purificação? Pois o texto dá muito indício de juízo.

2° pergunta: bom, no material que eu li de Mateus publicado por vocês, fala sobre a preposição "en" no grego, em alguns dicionários está como "Kaí" e eu queria entender o por que dessas diferenças na pronúncia dessas palavras...

3° essa terceira pergunta é mais curta: por que não vemos em Marcos 1.8, João 1.33 sendo falado sobre o fogo? E somente em Mateus 3.11 e Lucas 1.16 vemos essa parte descrita sobre o fogo?

Gostaria de conseguir tirar essas dúvidas, muito obrigado, Deus abençoe !!

20 visualizações

Paz do Senhor, Davi! O entendimento que compartilhamos desta passagem está de acordo com o exposto por teólogos da CPAD, além dos conteúdos de acordo com nossas Bíblias de Estudo e diretrizes teológicas. Compartilhamos os materiais abaixo para você ter um aprofundamento maior e poder tirar suas dúvidas:

[1] Batismo com o Espírito Santo e fogo? | Mateus 3.11 - Pr. Ciro Zibordi: https://www.youtube.com/watch?v=pV2FnnaCZV4

[2] Pr. Douglas Batista. Significado de Batismo com o Espírito Santo e Fogo. Disponível em: https://www.cpadnews.com.br/significado-de-batismo-com-o-espirito-santo-e-fogo/

bottom of page