O que significa "ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” dito por João Batista em Mateus 3.11?
Paz do Senhor, CREIO!
No momento da escrita deste artigo, estamos lendo juntos o livro de Mateus no projeto A Bíblia em 1 Ano. No nosso grupo de WhatsApp, surgiu uma dúvida muito interessante acerca do versículo 11 do capítulo 3 de Mateus. Vejamos a seguir e vamos descobrir as respostas!
“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Mateus 3:11
A dúvida, portanto, é: o que significa dizer “ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”?
Agora, vamos estudar um pouco juntos!
O capítulo 3 de Mateus nos apresenta um pouco da história e das falas de João Batista. João abriu o caminho para Jesus ao iniciar a pregação que chamava as pessoas ao arrependimento, pois já era chegado o Reino dos Céus. Após desenvolver seu discurso nos versículos anteriores, ele fala sobre o batismo nas águas e também o batismo com o Espírito Santo e com fogo.
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é o batismo. No grego, a palavra “batismo” significa imergir. O batismo é uma transição, ou seja, passamos por ele para sairmos de uma condição de vida para outra condição, uma nova vida com Cristo. O batismo sempre se refere a uma transição; o mergulho resultará em uma nova vida.
Nós somos assembleianos pentecostais. Portanto, defendemos, a partir das Escrituras, que o batismo com o Espírito Santo e com fogo é um único batismo, não havendo um batismo com fogo que signifique juízo ou até mesmo fogo do inferno.
O batismo com o Espírito Santo e com fogo dito por João não se refere a condenação ou juízo. O fogo aqui ilustra o poder do Espírito Santo, porque Deus é um fogo consumidor (Hebreus 12.29). No Novo Testamento, não há nenhum ensinamento que diga que o “batismo com fogo” é algo separado ou que seja para condenação.
Portanto, em Mateus 3:11, a Bíblia não está falando de dois batismos diferentes ou de duas coisas que acontecem em momentos distintos. Ela está falando do mesmo batismo: batismo COM (ou NO) Espírito e com fogo.
Vejamos as palavras do Pr. Douglas Batista em um artigo do site CPAD News:
Sabemos que o fogo é símbolo de juízo: “porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha” (Ml 4.1b). Porém, esse sentido não pode ser aplicado nas palavras de João Batista.
Um detalhe importante para a correta interpretação é prestar atenção no emprego da preposição grega “en” (“com”) que não é repetida antes de fogo em nenhum dos textos gregos: “com o Espírito Santo e fogo” (Mt 3.11; Lc 3.16). Uma única preposição “com” governa o “Espírito Santo” e o “fogo”, e isso sinaliza um conceito unificado, isto é, Espírito e fogo simultaneamente (FRIBERG, 1987, p. 7 e 184). [2]
Agora, vejamos a diferença entre batismo PELO Espírito e batismo COM ou NO Espírito. Parece que são iguais, não é mesmo? Porém, há uma diferença de quem é o responsável por batizar em cada um desses dois tipos de batismo.
Batismo PELO Espírito
O agente deste batismo é o Espírito Santo, ele acontece na conversão da pessoa, no momento em que o Espírito Santo passa a habitar em sua vida e ela recebe a salvação. Paulo fala sobre esse batismo algumas vezes, como no versículo abaixo:
“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” 1 Coríntios 12.13
O próprio Espírito Santo, no ato da conversão, sela o pecador e insere esse pecador salvo e regenerado no Corpo de Cristo.
Batismo COM ou NO Espírito e com fogo
Quem batiza é Jesus. Ele enche a pessoa com o Espírito Santo, mergulhando-a no fogo da Sua Presença. Este batismo é destinado somente para os cristãos, afinal, só poderá receber o revestimento de poder aquele que já é salvo e tem a presença do Espírito Santo em sua vida. Há somente um batismo com o Espírito Santo.
“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:4
Como vimos, o batismo com o Espírito Santo não é para salvar alguém. Se você ainda não é batizado e ainda não fala em outras línguas, isso não quer dizer que não seja salvo, apenas que deve pedir ao Senhor para que lhe conceda essa bênção, o que certamente o aproximará mais de Deus.
Você deve estar se perguntando: mais está faltando um batismo, o das águas. Claro, não nos esquecemos dele! O que é o batismo nas águas então?
Batismo nas águas
Segundo o Pr. Antonio Gilberto, “o batismo em água é um testemunho público perante a igreja e o mundo de nossa identificação com Cristo, isto é, a nova vida que iniciamos a partir das conversão. […] Tem duplo significa para o crente: é um ato de obediência ao Evangelho (Mateus 28.19,20) e, também, de identificação com Jesus como nosso Salvador pessoal (Romanos 6.4; Colossenses 2.12). […] O batismo é necessário para o novo crente tornar-se membro de uma igreja e participar de seus privilégios, como a Ceia do Senhor.” [3]
Finalizamos este artigo com as palavras do Pr. Douglas Batista do artigo citado acima:
”Ratifica-se, então, que a expressão “batismo no Espírito Santo e fogo” é uma clara referência às “línguas como que de fogo” (At 2:3) que vieram sobre os discípulos no Cenáculo, no dia de Pentecostes.” [2]
Se você ainda ficou com alguma dúvida ou deseja mais estudos acerca de temas tratados aqui, deixe nos comentários abaixo! Deus abençoe.
Você pode fazer parte do projeto A Bíblia em 1 Ano clicando aqui: https://www.creioguarulhos.com.br/abibliaem1ano
Fontes:
[1] Batismo com o Espírito Santo e fogo? | Mateus 3.11 - Pr. Ciro Zibordi: https://www.youtube.com/watch?v=pV2FnnaCZV4
[2] Pr. Douglas Batista. Significado de Batismo com o Espírito Santo e Fogo. Disponível em: https://www.cpadnews.com.br/significado-de-batismo-com-o-espirito-santo-e-fogo/
[3] GILBERTO, Antonio. Fundamentos da Vida Cristã, p. 43. CPAD.
Comments