O livro de Atos - Introdução
- CREIO Guarulhos
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Confira uma introdução ao livro de Atos, uma sequência do Evangelho de Lucas.

O livro de Atos - Introdução
O livro de Atos tem um papel central no Novo Testamento: ele conecta Jesus com a comunidade cristã emergente, e os Evangelhos com o restante do Novo Testamento. Ele encaixa a proclamação da mensagem cristã em ambientes judaicos e gentios, e enfatiza os papéis fundamentais de Pedro e Paulo, na transmissão das boas-novas por todo o Mediterrâneo. É a história de uma mensagem dinâmica que alcança a todos.
Significado e Mensagem
Atos mostra a importância dos indivíduos que Deus escolheu para transmitir a sua mensagem e testemunhar a respeito de Cristo. No princípio, os apóstolos testemunhavam a respeito da vida e do ministério de Jesus (1.22; 10.39-41; veja Lc 1.2) e explicavam a importância de Jesus no plano de Deus para redimir a humanidade (2.40; 3.15; 4.33; 10.42). Matias foi escolhido para substituir Judas no grupo dos doze apóstolos (1.12-26). Posteriormente, outros líderes cristãos participaram da tarefa de testemunhar a favor do seu Senhor; Estêvão e Filipe são dois exemplos notáveis de testemunho corajoso de sua fé (7.2-53; 8.4-40). Outros cristãos simplesmente transmitiam a sua fé quando tinham oportunidade (por exemplo, 8.1-4; 11.19-21). Posteriormente, Deus chamou Paulo para participar dessa iniciativa como um homem escolhido “para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não judeus, aos reis e ao povo de Israel” (9.15; 22.1-21; 26.2-23). Paulo, como Pedro, ocupa um papel fundamental em Atos, como importante testemunha de Cristo.
Contexto
Lucas escreveu em uma época em que as boas-novas a respeito de Jesus Cristo estavam se espalhando, de Jerusalém a todo o mundo Mediterrâneo. Provavelmente, Lucas era um gentio (não judeu), e o seu material sobre as origens cristãs tem em mente as necessidades e as perspectivas do mundo maior.
Lucas iniciou a sua apresentação da mensagem de Cristo com uma narrativa da vida de Jesus (o Evangelho de Lucas). No livro de Atos, Lucas descreve como a fé cristã foi levada a todo o mundo Mediterrâneo.
Era importante que Lucas mostrasse que o amor e a misericórdia de Deus se estendem a todas as pessoas – “Deus trata a todos de modo igual”, como disse Pedro a Cornélio (At 10.34). Cristo é o único Salvador (At 4.12), de modo que todos devem crer nele para ter a salvação e a nova vida (At 16.31). Apesar da tendência dos cristãos judeus de conservarem a misericórdia de Deus somente para eles, a igreja chegou à conclusão de que os gentios estão completamente incluídos nas promessas de Deus (veja At 15.1-31). A mensagem do perdão dos pecados destina-se a todas as nações.
Autoria
Como um historiador grego responsável, Lucas usou bons métodos históricos e descreveu seus procedimentos detalhadamente, mostrando preocupação em escrever uma narrativa precisa e ordenada da verdade das origens cristãs (Lc 1.1-4). Onde outras fontes se mostram capazes de comprovar os textos de Lucas, ele prova ter sido cuidadoso e preciso para lidar com detalhes históricos. Lucas também era um artista literário, um talentoso contador de histórias, que observou e retratou, claramente, a mão de Deus, no desenvolvimento da missão cristã. Ele é um dos mais importantes escritores históricos, entre Políbio, “o último dos grandes historiadores gregos” (anos 100 a.C.), e Eusébio, o primeiro grande historiador da igreja (275-339 d.C.).
Data e Local
Provavelmente, o livro de Atos foi escrito em Roma, embora a Grécia e a Ásia Menor sejam locais possíveis. O livro de Atos é datado, de maneira geral, entre o início dos anos 60 d.C. e o fim da expectativa de vida dos colaboradores e companheiros de viagem de Paulo (meados dos anos 80 d.C.).
Vídeos do Bible Project com resumos sobre o livro de Atos



Comentários