Texto por Lorena Pontirolli.
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:23
Paulo inicia a primeira carta aos tessalonicenses dizendo que a igreja em Tessalônica vivia um cristianismo autêntico, e por isso era exemplo de fé (1Ts 1:8), de amor (1Ts 4:9) e de esperança (1Ts 1:10). Essa tríade - fé, amor e esperança - deve ser vivida pela igreja contemporânea.
Para obtermos essas três características, devemos buscar a Deus e a Sua força. Em 2 Samuel 22:33, Davi afirma que Deus é sua fortaleza e sua força. Essa é uma convicção que precisamos ter para atravessar a caminhada cristã de maneira leve, crendo que o amanhã não nos pertence e que Deus tem um propósito para nós.
Apesar dos elogios à igreja em Tessalônica, Paulo procura, através de sua carta, incentivar os irmãos de lá a permanecerem na fé, esperando a volta de Cristo. Ele ora para que os tessalonicenses possam ser santificados em todas as áreas - espírito, alma e corpo - para a volta de Jesus (1Ts 5:23).
Em Gênesis 1:26-28 vemos que o próprio Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. Formado a partir do pó da terra, Adão não tinha vida ainda, pois não tinha espírito, e o corpo sem espírito está morto (Tg 2:26). Deus, então, soprou o fôlego de vida no homem, completando Sua obra. A partir desse momento, Adão se tornou uma alma vivente.
Após a queda, o homem conheceu a morte física, espiritual e carnal, a separação completa de Deus. Porém, sua redenção foi planejada na eternidade, antes da fundação do mundo (1 Pe 1:19-20), e, no momento certo, foi realizada (Gl 4:4).
Agora redimido, o espírito do homem torna-se morada do Espírito de Deus. O homem passa a ser um templo de adoração de Deus e cabe a nós realizarmos a manutenção desse templo, ou seja, do nosso espírito, da nossa alma e do nosso corpo.
O espírito é o ponto de contato entre Deus e o homem. Assim, como o corpo, o espírito precisa ser alimentado, através da oração, da leitura da Palavra e do jejum. O número de pessoas saciando as fomes carnais aumenta porque o espírito é deixado faminto, sujeitando elas aos desejos da carne. Porém, ainda que o homem exterior (o corpo) se corrompa, o homem interior (o espírito) é renovado dia a dia (2 Co 4:16), pelo Espírito Santo, à medida que o alimentamos. Sendo assim, a responsabilidade de manter o espírito saciado é nossa.
A alma é o lugar de onde provém todos os sentimentos. Nos dias de hoje, as almas estão feridas, os corações guardam mágoas antigas. Muitas pessoas estão doentes por estarem com a alma doente. O Espírito, porém, cura a alma ao passo que liberamos perdão e oramos em favor disso. Não devemos estar inquietos, antes as nossas petições devem ser conhecidas por Deus através de nossas orações (Fp 4:6). A oração é o antídoto da preocupação, e por meio dela devemos pedir em prol da cura da alma.
O corpo é o templo do Espírito de Deus. Por vezes, nos encontramos mais empenhados em cuidar do próximo do que de nós mesmos. Paulo aconselha Timóteo a cuidar de si mesmo (1 Tm 4:16). Não é egoísmo, é cuidado com a morada do Espírito. Deus cura, mas isso não nos isenta da responsabilidade de cuidar do templo dEle. Deus nos quer saudáveis para realizarmos a obra dEle com força e vigor.
Por fim, a santificação é obra exclusiva do Espírito Santo. É ser separado para servir a Deus, e não ao mundo. Segundo a Bíblia, existem 3 meios divinos de santificação. O primeiro deles é o sangue de Cristo, que nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1:7). Depois, o Espírito Santo, o agente da nossa santificação. Davi, no auge do seu arrependimento, implora a Deus para que não tire dele o Seu Espírito (Sl 51:11). O salmista entendia que sem o Espírito Santo não podemos ter uma vida santa. O último meio é a Palavra, que, assim como Jesus disse, nos limpa (Jo 15:3). À medida que a lemos, nos tornamos mais santos. A nossa relação com a Palavra deve ser diária.
Mensagem ministrada pelo Pr. Alexsandro Guedes na Assembleia de Deus - Ministério do Belém em Guarulhos, no dia 02/07/2023 durante a EBJ "A Natureza Humana e a Santificação".
Comments