Confira uma introdução ao Evangelho de Lucas, terceiro livro do Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

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O Evangelho de Lucas - Introdução
Lucas descreve a vinda de Jesus como boas-novas para o mundo inteiro – para pessoas de qualquer raça, idade, sexo, grupo étnico, e posição social. Com João Batista como seu precursor profético, Jesus veio como o Filho de Deus e o Messias, o Rei descendente de Davi, que derrota Satanás e traz salvação e cura.
SIGNIFICADO E MENSAGEM
A narrativa de Lucas-Atos afirma positivamente (1) que Jesus é o Messias prometido nas Escrituras do Antigo Testamento; (2) que a sua morte na cruz não negava essa declaração, porque a morte e a ressurreição do Messias foram preditas o tempo todo nas Escrituras (Lc 24.26,46); (3) que a missão aos gentios foi iniciada pelo Espírito de Deus, foi predita nas Escrituras, e era parte do propósito de Deus para trazer a salvação ao mundo inteiro, nos últimos dias, e (4) que os judeus e gentios que constituem a igreja são o povo de Deus. O tema central do Evangelho de Lucas é que a salvação de Deus, prometida nas Escrituras, foi cumprida na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Uma Mensagem Histórica. Mais do que qualquer outro autor de Evangelho, Lucas afirma que a vida de Jesus é um fato histórico, e assegura aos seus leitores que a mensagem do Evangelho é autêntica. Ele enfatiza que a sua narrativa é baseada em testemunhos confiáveis de testemunhas oculares (1.1-4), e data meticulosamente o ministério de Jesus, com referência aos governantes da sua época (Lc 3.1-2).
CONTEXTO
O Evangelho de Lucas foi escrito no contexto do crescente conflito entre a igreja e a sinagoga, entre meados e o final do século I d.C. A igreja primitiva não se considerava uma nova religião, mas o cumprimento e a perfeição do judaísmo. As promessas feitas aos judeus, nas Escrituras hebraicas (o Antigo Testamento) foram cumpridas por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e continuaram a se cumprir ao longo de todo o movimento missionário da igreja primitiva. Durante esse período, cada vez mais gentios (não judeus) vieram à igreja, enquanto muitos judeus rejeitaram as boas-novas. A divisão cresceu entre aqueles que acreditavam que Jesus era o Messias, e aqueles que negavam esse fato.
AUTORIA
Evidentemente, Lucas veio à fé em Cristo por intermédio do ministério do apóstolo Paulo. Embora não estivesse presente durante o ministério terreno de Jesus, ele era um historiador cuidadoso e astuto. Ele se baseou em narrativas de testemunhas oculares e em fontes orais, ao investigar exaustivamente os eventos que narrou. O seu propósito foi escrever para que “pudesse conhecer toda a verdade sobre os ensinamentos que recebeu” (Lc 1.4).
DATA E LOCAL
Não se conhece ao certo o local específico em que o livro foi escrito, mas foram sugeridos Roma, Éfeso, Cesareia e Acaia (sul da Grécia). A data também é incerta. As duas teorias mais comuns são uma data anterior, 59-63 d.C., e uma data posterior, 70-90 d.C. A data anterior é sugerida pelo final de Atos, com Paulo vivo e na prisão em Roma, durante dois anos (começando em aproximadamente 60 d.C.). Se o Evangelho foi escrito antes de Atos, é provável que se trate de uma data pouco antes do seu aprisionamento, ou durante o mesmo (59-63 d.C.). Uma data posterior, depois de 70 d.C., foi proposta por aqueles que creem que Lucas usou o evangelho de Marcos como fonte, e que o evangelho de Marcos foi escrito no final dos anos 60, pouco antes da guerra dos judeus de 66-70 d.C. (veja Mc 13.14).
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