top of page

O livro de Romanos - Introdução

Introdução ao livro de Romanos - Leitura Bíblica - Tudo sobre Romanos

O conteúdo abaixo origina-se da Bíblia The Way, da CPAD. Todos os direitos reservados para a Casa Publicadora das Assembleias de Deus.


O livro de Romanos - Introdução


A carta aos Romanos é chamada de o maior documento teológico já escrito. Nesta carta, o apóstolo Paulo explica as boas-novas – a revelação culminante de Deus ao mundo, por intermédio de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Paulo reflete sobre a condição humana, sobre o significado de nossas vidas na terra, e sobre a nossa esperança no mundo que há de vir. Ele nos leva, constantemente, de volta aos fundamentos da verdade de Deus, revelada em Cristo, e nos ensina como lidar com os problemas, fracassos, falhas e disputas que caracterizam a vida neste mundo.


Significado e Mensagem

Romanos combina três propósitos específicos: resumir a teologia de Paulo, solicitar apoio e colaboração financeira para uma futura missão na Espanha, e trazer unidade à igreja em Roma.


Paulo se via em um momento crítico em seu ministério (Rm 15.20). Ele havia “anunciado” ou cumprido as boas-novas, levando-as a uma ampla área do leste do Mediterrâneo (Rm 15.19). Agora, ele estava pronto a seguir para o extremo do Mediterrâneo, para pregar as boas-novas em novo território. É muito natural, portanto, que Paulo aproveitasse a oportunidade de sua carta aos Romanos para resumir a sua teologia, na qual havia insistido, em meio a controvérsia e provações, nos vinte e cinco anos anteriores.


Em outras palavras, Romanos pode ser um resumo da teologia de Paulo. Ainda assim, esse não é o único propósito de Paulo ao escrever – isso não explica por que Paulo fala tão pouco, na carta aos Romanos, a respeito de ideias teológicas fundamentais (por exemplo, a pessoa de Cristo, a igreja, os últimos dias). Tampouco explica por que Paulo enviaria esse resumo de sua teologia à igreja de Roma.


Contexto

Não sabemos quem foi o primeiro a levar as boas-novas a Roma. Talvez tenham sido judeus de Roma que se converteram quando Deus derramou o seu Espírito, pela primeira vez, no dia de Pentecostes (veja At 2.10), que levaram a mensagem de volta à sua cidade. Várias “igrejas domiciliares” cresceram, rapidamente, constituídas, principalmente, de convertidos do judaísmo.


Data e Local

Provavelmente, Paulo escreveu Romanos durante uma estadia de três meses em Corinto, já no fim de sua terceira viagem missionária (At 20.2-3), por volta de 57 d.C. A referência a Cencreia, em Rm 16.1 – uma cidade portuária, próxima a Corinto – identifica a geografia com maior precisão. Nessa época, Paulo havia concluído a sua obra missionária no leste do Mediterrâneo, e a sua visita a Jerusalém era iminente.


Vídeos do Bible Project com resumos sobre o livro de Romanos



Comentários


bottom of page