As discussões deste artigo foram realizadas em uma aula da Escola Bíblica Dominical da classes dos Adolescentes (CPAD) no dia 05.01.2024 - Aula 01 - Criacionismo x Evolucionismo.
Quem criou o Universo?
O Deus da Bíblia é revelado como um Ser infinito, pessoal, eterno e auto existente - sem princípio ou fim -, que é a Primeira Causa (isto é, a Fonte original, o iniciador e Criador) de tudo o que existe.
A Bíblia não se preocupa em provar que Deus é o Criador de todas as coisas, ela começa dizendo que Ele é - sem deixar dúvidas. Já no primeiro versículo de Gênesis, nós temos algumas demonstrações muito importantes do poder de Deus para criar todas as coisas:
"No começo Deus criou os céus e a terra." Gn 1:1
Por que Deus nos criou?
Deus precisava criar o Universo? Não, porque só Ele é eterno e ninguém pode limitá-lo a nada.
Deus estava entediado ou se sentindo sozinho? Não, pois Ele já vivia em perfeita unidade e amor expansivo com a Trindade. Nós, finitos, não podemos tirar a solidão de alguém infinito.
Deus queria brincar de criar? Não, Ele tem propósitos específicos.
Logo, vamos então a algumas explicações bíblicas sobre a pergunta: Por que Deus nos criou?
1) Deus criou os céus e terra como uma expressão visível de sua glória, beleza, majestade e poder. Você também se assombra com o tamanho do nosso criador?
"O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram." Salmos 19:1
2) Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que Ele merece. Apesar de todas as coisas manifestarem o poder de Deus, ele espera e deseja receber glória e louvor dos homens ainda mais.
3) Deus criou a terra para estabelecer um lugar onde os seus propósitos e objetivos para a humanidade pudessem se cumprir.
a) O Senhor criou os seres humanos à sua própria imagem a fim de que pudesse ter um relacionamento pessoal de amor com essas pessoas por toda a eternidade.
"Só há possibilidade de amar alguém quando também não há possibilidade de amar." Agostinho
b) Quando o ser humano peca, Deus prove um Salvador;
c) O propósito definitivo de Deus será cumprido:
"... com eles [Deus] habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus." Apocalipse 21.3
Fonte:
CPAD. Respostas aos céticos. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.
Comments